XIV Seminário de Internacionalização da Produção do Conhecimento em Enfermagem (SINPEN)
O Seminário de Internacionalização da Produção do Conhecimento em Enfermagem (SINPEN) é um evento científico bianual promovido pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e organizado pela Coordenação de Pesquisa e pelo Programa de Pós-Graduação Stricto- Sensu (PPG) em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN).
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da EEAN é o primeiro da Área da Enfermagem no Brasil, criado em 1972, com mais de 50 anos de existência. Trata-se de uma sólida trajetória acadêmica que contabiliza, desde a sua primeira titulação em 1975, 928 mestres; e desde a sua primeira titulação de doutor, em 1992, 450 doutores, qualificando enfermeiros para todas as regiões do país.
O PPG da EEAN tem por objetivo produzir conhecimentos, visando mudanças no cotidiano assistencial e de ensino, por meio de reflexão crítica, desenvolvimento de pesquisas e implementação de novos métodos e técnicas; além de qualificar recursos humanos para atender às necessidades regionais, nacionais e globais de saúde da população e às demandas do mercado de trabalho. É um programa que se destaca na sua produção intelectual qualificada e inserção internacional, o que retrata o seu padrão de excelência internacional na formação de recursos humanos, único neste patamar no Estado do Rio de Janeiro. Essa excelência é sustentada por indicadores que refletem a cooperação com pesquisadores internacionais vinculados a centros de formação de ponta. O PPG vem contribuindo com o crescimento da Pós-graduação brasileira e também na América Latina, investindo na qualificação de profissionais para todo o território nacional. Esse investimento tem ajudado a Área na superação das assimetrias regionais; vem produzindo impactos em outros níveis de formação, como ensino médio e fundamental, por meio de engajamento em projetos de publicações técnicas voltados para esses profissionais; além de contribuir para a formação de profissionais para atuarem nas equipes de saúde e de uma nova geração de doutores alinhados com as necessidades de saúde da população.
Ademais, também se destaca pela formação de mestres e doutores que, ao retornarem às suas instituições, iniciaram a implantação de Programas de Pós-Graduação, tanto acadêmicos quanto profissionais, e impulsionaram a pesquisa, a tecnologia e a inovação, afinando-se com as políticas nacionais que visam o crescimento sociopolítico e econômico do país.
É nesse contexto de atuação do PPG-EEAN que se insere o Seminário Internacional, que é um evento regular que faz parte do plano acadêmico do programa. Conta com a participação dos docentes e estudantes (profissionais de enfermagem, profissionais de saúde e de áreas afins) que desenvolvem seus estudos vinculados às cinco linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação da EEAN, a saber: Fundamentos epistemológicos do cuidado de enfermagem na interdisciplinaridade em saúde; Tecnologias e inovações nas ações de cuidar, ensinar-aprender e na gestão em enfermagem e na saúde; Processos e práticas de cuidados de enfermagem na atenção à saúde das populações; Políticas de Saúde, Gestão e Trabalho na Enfermagem e Saúde; História da Enfermagem e da Saúde na produção social do cuidado em saúde. Além disso, reúne profissionais de saúde vinculados a grupos de pesquisa e inseridos nas instituições de saúde do estado do Rio de Janeiro e de outras regiões do país, bem como provenientes de países com os quais a Escola de Enfermagem Anna Nery e o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem mantém acordos e relações de cooperação acadêmica e científica.
O evento congrega convidados estrangeiros e nacionais de reconhecida produção científica. Dessa forma, tem oportunizado intercâmbios científicos com pesquisadores e docentes de instituições públicas do Rio de Janeiro e de outros estados das regiões Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. Além desses, com investigadores de instituições parceiras estrangeiras, principalmente provenientes da América do Sul (Colômbia, Peru, Argentina); Europa (Portugal e Espanha); América do Norte (México, Canadá e Estados Unidos).
Considerando os temas prioritários da agenda de ciência e tecnologia do país e do mundo, bem como das políticas de saúde, já foram discutidos em edições anteriores os aspectos epistemológicos da produção de conhecimento (2007-2009), políticas de transferência de conhecimento (2011, 2014), internacionalização (2012), formação de redes de pesquisa (2013), integridade em pesquisa (2016), simulação realística em saúde (2017), metodologias inovadoras de pesquisa (2018), 30 anos do Doutorado em Enfermagem da EEAN (2020), e os desafios da ciência na contemporaneidade – Inovações teóricas e novas tecnologias; Multiculturalidade; Expansão dos diálogos internacionais; e Sustentação à vida (2022). Esse histórico pode ser visualizado através dos anais dos eventos anteriores, disponíveis em: seminariointernacionaleean.com
Na sua 14ª edição, em 2024, o Seminário de Internacionalização terá como tema central: “Saúde digital: implicações e desafios à enfermagem”, o qual vai ao encontro da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, bem como dos desafios contemporâneos da área enfermagem no campo da ciência e tecnologia. Dessa feita, ao abordar a informática, as novas tecnologias digitais na atenção à saúde e suas interfaces com a enfermagem, o seminário contribui para a formação qualificada de recursos humanos para o atendimento das políticas de saúde frente às demandas contemporâneas e para o desenvolvimento de pesquisas estratégicas voltadas ao avanço do conhecimento e utilização precoce dos resultados na sustentação do Sistema Único de Saúde.